Ingredientes:
- Quantidade à gosto de água sem gás em temperatura ambiente.
- Quantidade à gosto de folhas de couve-manteiga/couve-galega cortadas finas.
- 1 colher (de chá) de azeite/óleo de oliva/azeitona extravirgem (com acidez oléica de 0,5% ou menor).
- 3 "dentes" (bulbilhos) de 1 "cabeça" (bulbo) de alho-branco de qualquer tipo "descascados" e cortados em lascas grossas.
- 1/2 "cabeça" (bulbo) de cebola-roxa de qualquer tipo grande, "descascada" e cortada em cubos pequenos.
- 1/2 L de água sem gás em temperatura ambiente.
- 1 e 1/2 abobrinhas-de-pescoço de qualquer tipo "descascadas" e cortadas grosseiramente.
- Quantidade à gosto de talos (caules) de salsão/aipo de qualquer tipo cortados grosseiramente (reservar as folhas).
- Quantidade à gosto de sal tradicional refinado e iodado.
- Quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas (grãos de pimentas-do-reino verdes secos (desidratados)), moídos na hora.
- Pequena quantidade à gosto de folhas de salsão/aipo de qualquer tipo reservadas.
Modo de preparo:
1. Coloque em uma panela a quantidade à gosto de água em temperatura ambiente, leve em queimador de fogão com chama alta, e deixe até começar a ferver.
2. Coloque a quantidade à gosto de folhas de couve-manteiga/couve-galega cortadas finas, deixe até ficarem bem escaldadas, escorra a água, e ponha em um prato com papel-absorvente/papel-toalha. Reserve.
3. Coloque em uma panela antiaderente a colher (de chá) de azeite/óleo de oliva/azeitona extravirgem, leve em queimador de fogão com chama baixa, e deixe esquentar um pouco.
4. Acrescente os 3 "dentes" da "cabeça" de alho-branco "descascados" e cortados em lascas grossas, a 1/2 "cabeça" de cebola-roxa grande, "descascada" e cortada em cubos pequenos, e refogue até dourarem.
5. Coloque o 1/2 L de água em temperatura ambiente, a 1 e 1/2 abobrinhas-de-pescoço "descascadas" e cortadas grosseiramente, a quantidade à gosto de talos de salsão/aipo cortados grosseiramente, a quantidade à gosto de sal tradicional refinado e iodado, a quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas, moídos na hora, e aumente a chama do queimador (chama média), misture, e deixe cozinhar até ficarem "al dente"/ "ao dente". Se necessário coloque mais um pouco de água em temperatura ambiente.
6. Coloque em um liquidificador os ingredientes da panela (incluindo o líquido) e bata bem, até ficar uma mistura homogênea.
7. Coloque a mistura na panela e leve em queimador de fogão com chama média para esquentar. Se necessário coloque mais um pouco de sal tradicional refinado e iodado, e mais um pouco de grãos de pimentas-do-reino pretas, moídos na hora.
8. Desligue, coloque o caldo/sopa em tigelas/cumbucas ou pratos fundos individuais, acrescente as folhas de couve-manteiga/couve-galega escaldadas reservadas, e misture.
9. Corte a pequena quantidade à gosto de folhas de salsão/aipo reservadas, e coloque-as por cima no centro em cada uma, sem misturar.
10. Sirva em seguida quentes.
Dicas:
- Na receita, pode ser acrescentado uma quantidade à gosto de pimentas-calabresas vermelhas (pimentas-dedo-de-moça vermelhas secas (desidratadas)) em flocos na panela com o caldo/sopa, sendo chamada de Caldo Verde Picante Sem Batatas (Light) ou Sopa Verde Picante Sem Batatas (Light).
- Na receita, pode ser acrescentado em cada tigelas/cumbucas ou pratos fundos individuais com o caldo/sopa, uma quantidade à gosto de lagarto bovino magro (sem gorduras), temperado à gosto, cozido, e desfiado (carne de boi), sendo chamada de Caldo Verde Sem Batatas com Lagarto Bovino (Light) ou Sopa Verde Sem Batatas com Lagarto Bovino (Light).
- A receita de Caldo Verde Sem Batatas (Light) também é conhecida como Sopa Verde Sem Batatas (Light).
Eletrodoméstico utilizado:
- Fogão
Nenhum comentário:
Postar um comentário