Café / Coffee -



Foto: Autor desconhecido.


  Café ou coffee é uma bebida produzida a partir das sementes torradas e moídas de frutos do cafeeiro, um arbusto que pertence à família das rubiáceas, costituida por muitas espécies, variedades e cultivares. A bebida é servida tradicionalmente quente, mas também pode ser consumida gelada.
  O café é considerada uma bebida estimulante, por possuir um princípio ativo conhecido como cafeína, um composto químico natural.
  O cultivo de cafeeiros tem origem nas terras altas da Etiópia, possivelmente também com cultivos iniciais no Sudão e Quênia, países onde ainda hoje ocorrem in natura, e de lá o café difundiu-se para o resto do Mundo, através do Egito e do continente europeu.
  Durante o período das "grandes navegaçãoes européias", o dinamismo do comércio marítimo holandês executado pela Companhia das Índias Ocidentais Holandêsa (companhia privada de mercadores holandeses, possuidora de uma "concessão" escrita e dada pelo Governo Holandês da época que conferia o direito a certos privilégios comerciais), fez com que o café fosse introduzido no Novo Mundo, inicialmente no Suriname, e depois se espalhando por Guiana, Martinica, São Domingos (atual Haiti), Porto Rico e Cuba.
  Atualmente o Brasil é o maior país produtor e exportador de café do Mundo, seguido pelo Vietnã e pela Colômbia.
  Em relação a indutrialização, o café pode ser processado de várias maneiras para a produção de:
- Pó de café: processo em que os grãos foram torrados e moídos. Dependendo do grau de moagem, a bebida pode ser preparada com coador (de pano ou de papel) ou preparada em máquina de café expresso comercial ou doméstica (sem moedor de grãos embutido).
- Grãos de café torrados: processo emque os grãos foram apenas torrados, para serem moídos somente na hora do preparo, para se obter pó de café fresco. São usados para serem moidos na hora em máquina de café expresso comercial ou doméstica (com moedor de grãos embutido), com a preparação da bebida logo em seguida, ou usados para serem moídos na hora em moedor doméstico, com a preparação da bebida logo em seguida.
- Café solúvel/café intantâneo (granulado ou em pó): processo em que os grãos foram torrados e moídos, depois seus sólidos extraídos e solubilizados. Podem ser na forma de granulados solúveis/granulados instantâneos ou na forma de pó de café solúvel/pó de café intantâneo.
- Café aromatizado: qualquer tipo de processo em que há adição de aroma.
- Café especial/café gourmet: qualquer tipo de processo que siga certos métodos e reproduza estilos tradicionais, focando na qualidade do produto, com ingredientes de maior qualidade.
- Café orgânico: qualquer tipo de processo em que foi produzido em lavoura de forma mais natural, sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos.
- Café descafeinado: qualquer tipo de processo onde a cafeina foi extraida dos grãos verdes, antes de serem torrados (aproximadamente 97% da cafeína é retirada).
  Em relação ao preparo, o café pode ser:
- Café percolado: café feito pelo método onde a água passa pelo café torrado e moído, extraindo-lhe parte das substâncias que irão compor a bebida. A preparação do café percolado pode ser a frio ou a quente sem pressão e com filtro.
- Café expresso: café feito pelo método onde o café é percolado a quente, mas sob pressão em máquina de café expresso comercial ou doméstica (com ou sem moedor de grãos embutido).
- Café solúvel/café instantâneo: café feito pelo método onde os granulados solúveis/granulados intantâneos ou o pó de café solúvel/pó de café instantâneo preparados industrialmente, são simplesmente dissolvidos diretamente em água fervida.


Fontes: Site Wikipédia (Português). // Site Café Damasco. // Site ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café.

Nenhum comentário: