
Foto: Site Receitas de Mãe.
O arroz é um vegetal que pertence à família das gramíneas, constituída por muitas espécies, variedades e cultivares.
Originário da Ásia, mais precisamente do sul da China, o arroz foi levado à Europa pelas mãos dos árabes no séc. VII, aonde chegou ao Brasil trazido pelos portugueses. Hoje é a terceira maior cultura cerealífera, que alimenta mais da metade da população humana do Mundo, ultrapassado apenas pelas culturas do milho e do trigo. Aproximadamente 90% de todo o arroz do Mundo é cultivado e consumido na Ásia.O arroz é um vegetal que pertence à família das gramíneas, constituída por muitas espécies, variedades e cultivares.
A América Latina ocupa o segundo lugar em produção e o terceiro em consumo. Assim como na Ásia, o arroz é um produto importante na economia de muitos dos países latino-americanos pelo fato de ser item básico na dieta da população, como nos casos do Brasil, da Colômbia e do Peru.
O Brasil se destaca como o maior produtor de fora do continente asiático, estando entre os dez principais produtores mundiais. Essa produção é oriunda de dois sistemas de cultivo: o irrigado (cultivo em que a plantação é feita sob a água), e o de sequeiro (cultivo em que a plantação não é feita sob a água).
Em relação à industrialização, o arroz é classificado quanto ao estado físico dos grãos, em relação a quebra dos mesmos, que varia de 1 a 5 (quanto menor o tipo melhor) e quanto ao tamanho do grão que pode ser curto, médio ou longo. Também em relação a industrialização o arroz pode ser processado de várias maneiras para a produção do:
- Arroz integral: arroz que passou pelo processo onde só as cascas dos grãos são retiradas, preservando assim suas películas e germens, onde se encontra a maior parte dos nutrientes.
- Arroz polido: arroz que passou pelo processo onde as cascas dos grãos são retiradas, depois os grãos polidos, e por fim passam por processos químicos, perdendo grande parte de seus nutrientes.
- Arroz parboilizado: arroz que passou pelo processo onde os grãos em casca sofrem tratamento hidrotérmico pela ação tão somente da água sem gás e do calor, sem qualquer agente químico. Nesse processo as vitaminas e sais minerais que se encontram nas películas e germens, penetrando nos grãos e se fixaram no seu interior, ficando assim mais ricos em nutrientes. Depois as cascas são retiradas. O arroz parboilizado pode ser polido ou integral.
Fontes:
Site Wikipédia (Português).
Site Terra de Arroz - UFRGS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário