Bolo Fofo Integral de Gérmen de Trigo com "Leite" de Soja Caseiro (Diet) -



Foto: Arquivo pessoal.


Tipo de culinária: Não especificado.

Ingredientes:
- 2 ovos graúdos de galinhas de granja ou de galinhas caipiras.
- 2 colheres (de sopa) de margarina light com sal gelada (que possa ir em forno e fogão).
- 1 colher (de sopa) de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica (que adoce/edulcore o equivalente a mesma quantidade de açúcar à base de sacarose).
- 1 xícara (de chá) de "leite" de soja natural/original light sem adição de açúcares, diet ou zero (adoçado/edulcorado com adoçantes/edulcorantes dietéticos) ("leite" vegetal).
- 2 xícaras (de chá) de gérmen/germe de trigo (tipo 1).
- 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó.
- Outra pequena quantidade à gosto de margarina light com sal gelada (que possa ir em forno e fogão).
- Outra pequena quantidade à gosto de gérmen/germe de trigo (tipo 1).
- Outra quantidade à gosto de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica (que adoce/edulcore o equivalente a mesma quantidade de açúcar à base de sacarose) misturada com pequena quantidade à gosto de canela-da-china/cássia moída (em pó) (tem que ter mais adoçante/edulcorante dietético do que canela moída).

Modo de preparo:
1. Separe as gemas dos 2 ovos de galinhas de granja ou de galinhas caipiras (reservar as claras) e coloque em uma batedeira elétrica ou em um liquidificador.
2. Coloque as 2 colheres (de sopa) de margarina light com sal gelada, a colher (de sopa) de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica, a xícara (de chá) de "leite" de soja natural/original light sem adição de açúcares, diet ou zero, as 2 xícaras (de chá) de gérmen/germe de trigo, misture e bata em velocidade alta/máxima (para batedeira) ou qualquer velocidade (exceto velocidade baixa/minima) (para liquidificador), até ficar uma mistura homogênea (se necessário coloque mais um pouco de adoçante/edulcorante dietético). Tire da batedeira ou do liquidificador e reserve.
3. Coloque na batedeira elétrica ou em uma vasilha funda, as claras dos ovos reservadas e bata em velocidade baixa/mínima (para batedeira) ou manualmente com ajuda de um fouet/batedor-francês-de-claras (para vasilha funda) ("claras de ovos batidas em neve").
4. Coloque as claras dos ovos batidas, na vasilha com a mistura da batedeira ou do liquidificador, e misture delicadamente.
5. Adicione a colher (de sopa) de fermento químico em pó e continue mexendo delicadamente, até ficar uma massa homogênea.
6. Unte uma forma de assar pudins com furo no meio (assadeira de pudins com furo no meio), com a outra pequena quantidade à gosto de margarina light com sal gelada.
7. Espalhe por toda a forma já untada, a outra pequena quantidade à gosto de gérmen/germe de trigo, e coloque a massa.
8. Leve em forno de fogão pré-aquecido em temperatura média (200oC) por aproximadamente 30 a 35 minutos para assar. Se necessário, caso não esteja totalmente assada, deixe assando mais um pouco no forno de fogão.
9. Retire do forno de fogão, espere esfriar um pouco e desenforme.
10. Espalhe por cima a outra quantidade à gosto de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica misturada com pequena quantidade à gosto de canela-da-china/cássia moída, passando por uma peneirinha de malha fina.
11. Sirva em seguida morno ou em temperatura ambiente, juntamente com garfos pequenos.

Eletrodomésticos utilizados:
- Batedeira elétrica ou liquidificador.
- Forno de fogão.

Nenhum comentário: