Torta Pudim de Panetones de Frutas Gelada Caseira (Diet) -



Foto: Arquivo pessoal.


Tipo de culinária: Não especificado.

Ingredientes:
- Quantidade à gosto de margarina light com sal gelada (que possa ir em forno e fogão).
- 2 panetones/panettones de frutas light sem adição de açúcares, diet ou zero (500 g/cada).
- 400 mL de leite desnatado/leite light UHT não enriquecido, não fervido e em temperatura ambiente (leite de vaca).
- 2 embalagens (caixinhas) de creme de leite leve/creme de leite light UHT em temperatura ambiente (200 mL/cada)
- 2 colheres (de sopa) de essência de baunilha/vanilla sem adição de açúcares.
- Pequena quantidade à gosto de grão de noz-moscada seco (desidratado), ralado na hora.
- Raspas de casca de 1 laranja-ácida de qualquer tipo madura.
- 5 ovos miúdos de galinhas de granja ou de galinhas caipiras.
- 5 colheres (de sopa) de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica (que adoce/edulcore o equivalente a mesma quantidade de açúcar à base de sacarose).
- Quantidade à gosto de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica (que adoce/edulcore o equivalente a mesma quantidade de açúcar à base de sacarose).
- Quantidade à gosto de de canela-da-china/cássia moída (em pó).
- Quantidade à gosto de frutas variadas (1 figo grande de qualquer tipo maduro (fresco), morangos grandes de qualquer tipo maduros com os "cabinhos" (pedúnculos) (frescos ou congelados),
damascos de qualquer tipo secos, amoras grandes de qualquer tipo maduras sem os "cabinhos" (pedúnculos) (frescas ou congeladas), jabuticabas grandes de qualquer tipo maduras sem os "cabinhos" (pedúnculos) (frescas ou congeladas), cerejas grandes de qualquer tipo maduras com os "cabinhos" (pedúnculos) (frescas ou congeladas), etc.).
- Outra quantidade à gosto de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica (que adoce/edulcore o equivalente a mesma quantidade de açúcar à base de sacarose).

Modo de preparo:
1. Unte uma vasilha de assar (assadeira) com a quantidade à gosto de margarina light com sal gelada.
2. Deite os 2 panetones/panettones de frutas light sem adição de açúcares, diet ou zero, e corte cada um em fatias grandes.
3. Coloque na vasilha de assar já untada, algumas fatias dos panetones/panettones, fazendo uma camada e preenchendo toda a base sem deixar espaços (preencher inclusive as laterais). Reserve.
4. Coloque em uma panela os 400 mL de leite desnatado/leite light não enriquecido, não fervido e em temperatura ambiente, as 2 embalagens de creme de leite leve/creme de leite light em temperatura ambiente, as 2 colheres (de sopa) de essência de baunilha/vanilla sem adição de açúcares, uma quantidade à gosto das raspas de casca da laranja-ácida madura, misture e leve em queimador de fogão com chama baixa, mexendo até engrossar. Reserve.
5. Coloque em uma vasilha os 5 ovos miúdos de galinhas de granja ou de galinhas caipiras, as 5 colheres (de sopa) de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica, misture e bata bem até ficar homogêneo, com a ajuda de um fouet/batedor-francês-de-claras.
6. Coloque na vasilha dos ovos batidos, a mistura quente do leite reservada devagar de uma vez só (tomando cuidado para não cozinhar os ovos), mexendo rapidamente sem parar até ficar homogêneo e formar um "creme", com a ajuda de um fouet/batedor-francês-de-claras.
7. Corte grosseiramente o restante das fatias dos panetones/panettones, coloque-as na vasilha com o "creme" e misture suavemente, deixando reservado por alguns minutos para que o "creme" seja absorvido um pouco.
8. Coloque a mistura das fatias dos panetones/panettones com o "creme", com ajuda de uma concha de cozinha, na vasilha com a camada dos panetones/panettones reservada, até terminar de preencher.
9. Espalhe por cima a quantidade à gosto de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica (não exagerar) (não misturar), a quantidade à gosto de de canela-da-china/cássia moída (não misturar), e o restante das raspas de casca da laranja.
10. Leve ao forno de fogão preaquecido em temperatura média/regular (180oC), por aproximadamente 1h e 30 minutos ou até ficar assada (o tempo pode variar conforme a potência do forno).
11. Retire do forno e deixe até esfriar (temperatura ambiente), para poder desenformar, levando em seguida à geladeira para gelar.
12. Corte o figo grande maduro (fresco) ao meio e cada metade novamente ao meio, formando quatro pedaços.
13. Retire da geladeira e decore por cima com a quantidade à gosto de frutas variadas (com o figo grande maduro já cortado em quadro pedaços (fresco), os morangos maduros com os
"cabinhos" (frescos ou congelados), os damascos secos, as amoras grandes maduras sem os "cabinhos" (frescas ou congeladas), as jabuticabas maduras sem os "cabinhos" (frescas ou congeladas), as cerejas grandes maduras com os "cabinhos" (frescas ou congeladas), etc.).
14. Espalhe por cima da torta pudim em volta das frutas, a outra quantidade à gosto de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica, passando por uma peneirinha de malha fina.
15. Leve novamente à geladeira.
16. Sirva em seguida gelada.

Dicas:
- A torta pudim depois de assada tem que ficar crocante por fora (forma uma "casquinha") e macia por dentro.

Eletrodomésticos utilizados:
- Forno de fogão.
- Geladeira.

Nenhum comentário: