Homus bi Tahine Caseiro (Light) -



Foto: Arquivo pessoal.


Tipo de culinária: Árabe.

Ingredientes:
- 250 g de grãos de vagens de grão-de-bico/gravanço de qualquer tipo maduros (tipo 1) (não enlatado).
- Quantidade de água sem gás em temperatura ambiente que cubra os grãos de vagens de grão-de-bico/gravanço.
- Outra quantidade de água sem gás em temperatura ambiente que cubra os grãos de vagens de grão-de-bico/gravanço. 
- 2 colheres (de sopa) cheias de tahine/pasta de gergelim tostado (industrializado) em temperatura ambiente.
- Sumos de 2 limões-taiti/limões-tahiti/limas-ácidas maduros não adoçados/edulcorados.
- 2 a 3 "dentes" (bulbilho) de 1 "cabeça" (bulbo) de alho-branco ou de alho-roxo de qualquer tipo "descascados" e amassados.
- 1 colher (de chá) de sal tradicional refinado e iodado.
- Quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas (grãos de pimentas-do-reino verdes secos (desidratados)) moídos na hora.
- Pequena quantidade à gosto de azeite/óleo vegetal de oliva/azeitona extravirgem (com acidez oléica de 0,5% ou menor) (se necessário).
- Pequena quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas (grãos de pimentas-do-reino verdes secos (desidratados)) moídos na hora.
- Pequena quantidade à gosto de páprica/paprika doce vermelha em pó (pimentões/pimentos/pimentões-pimentas vermelhos secos (desidratados) e sem sementes em pó).
- Pequena quantidade à gosto de azeite/óleo vegetal de oliva/azeitona extravirgem (com acidez oléica de 0,5% ou menor).

Modo de preparo:
1. Coloque em uma vasilha funda os 250 g de grãos de vagens de grão-de-bico/gravanço maduros, a quantidade de água em temperatura ambiente que cubra os grãos de vagens de grão-de-bico/gravanço, e deixe de "molho" por aproximadamente 8h (quanto mais tempo melhor). Reserve.
2. Escorra a água e coloque os grãos reservados em uma panela de pressão, juntamente com a outra quantidade de água em temperatura ambiente que cubra os grãos de vagens de grão-de-bico/gravanço e tampe. 
3. Leve em queimador de fogão com chama alta, e deixe cozinhar na pressão por aproximadamente 35 a 40 minutos, contando o tempo quando começar a sair vapor/bafo na válvula da tampa. Tem que ficar macias sem se desmancharem ("al dente"/"ao dente") e se necessário, caso ainda estejam duros, deixe mais um pouco cozinhando na pressão.
4. Desligue a chama do queimador de fogão, deixe "descansar" e esfriar naturalmente até perder a pressão, para poder abrir a tampa sem perigo.
5. Escorra a água, e retire as "peles" que se soltaram dos grãos.
6. Espere esfriar um pouco, coloque os grãos cozidos em um liquidicador ou um processador elétrico juntamente com as 2 colheres (de sopa) cheias de tahine/pasta de gergelim tostado em temperatura ambiente (caso fique com consistência "sólida" em temperatura ambiente, misture com a ajuda de uma faca (de mesa) grande para homogeneizá-lo antes de utilizar), os sumos dos 2 limões-taiti/limões-tahiti/limas-ácidas maduros não adoçados/edulcorados, os 2 a 3 "dentes" da "cabeça" de alho-branco ou de alho-roxo "descascados" e amassados, a colher (de chá) de sal tradicional refinado e iodado, a quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas moídos na hora, batendo até triturarem/processarem bem e ficar uma pasta homogênea. Se necessário, caso a pasta fique muito grossa, dificultando triturar/processar, coloque a pequena quantidade à gosto de azeite/óleo vegetal de oliva/azeitona extravirgem aos pouco.
7. Coloque a pasta em um prato raso ou fundo, preenchendo todo o prato.
8. Com a ajuda de uma colher (de sopa), faça na superfície da pasta um formato circular.
9. Espalhe por cima a pequena quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas moídos na hora (não misturar).
10. Espalhe por cima a pequena quantidade à gosto de páprica/paprika doce vermelha em pó (não misturar).
11. Espalhe por cima a pequena quantidade à gosto de azeite/óleo vegetal de oliva/azeitona extravirgem (não misturar).
12. Sirva em seguida.

Dicas:
- A receita pode ser servida picante. Para isso basta colocar pouca quantidade à gosto de pimentas-calabresas vermelhas (pimentas-dedo-de-moça vermelhas secas (desidratadas)) em flocos por cima da pasta (não misturar), no lugar da pequena quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas (grãos de pimentas-do-reino verdes secos (desidratados)) moídos na hora, sendo chamada de Homus bi Tahine Picante Caseiro (Light) ou Pasta Árabe Picante de Pasta de Grão-de-Bico com Pasta de Gergelim Tostado Caseiro (Light).
- A receita se não for consumida totalmente, deve ser conservada na geladeira, cobrindo-se o prato com papel-alumínio.
- A receita de Homus bi Tahine Caseiro (Light) também é conhecida como Pasta Árabe de Pasta de Grão-de-Bico com Pasta de Gergelim Tostado Caseiro (Light).

Eletrodomésticos utilizados:
- Fogão.
- Liquidificador ou processador elétrico.

Nenhum comentário: