Panquecas Salgadas Integrais de Carne Moída de Patinho ao Molho de Tomates "Pelados" Simples (Light Sem Adição de Açúcares) -



Foto: Arquivo pessoal.


Tipo de culinária: Brasileira.

Ingredientes:
Para a massa salgada integral (Massa Salgada Integral de Panquecas):
- 250 mL de leite desnatado/leite light UHT não enriquecido, não fervido e em temperatura ambiente (leite de vaca).
- 1 colher (de sopa) de óleo vegetal de cozinha de soja, de girassol ou de milho (tipo 1).
- 2 ovos graúdos de galinhas de granja ou de galinhas caipiras.
- Quantidade à gosto de gotas de molho salgado brasileiro de pimenta-vermelha sem adição de açúcares (molho salgado à base de pimenta-dedo-de-moça/pimenta-chifre-de-veado vermelha).
- Quantidade à gosto de sal tradicional refinado e iodado.
- Quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas (grãos de pimentas-do-reino verdes secos (desidratados)) moídos na hora.
- Pequena quantidade à gosto de grão (semente) de noz-moscada seco (desidratado), ralado na hora.
- 7 colheres (de sopa) de farinha de trigo integral grossa (tipo 1).
Para o recheio de carne moída (Carne Moída de Patinho Refogada com Vegetais):
- 2 colheres (de sopa) de óleo vegetal de cozinha de soja, de girassol ou de milho (tipo 1).
- 2 "dentes" (bulbilhos) de 1 "cabeça" (bulbo) de alho-branco de qualquer tipo "descascados" e cortados em lascas grossas.
- 1/2 "cabeça" (bulbo) de cebola-amarela de qualquer tipo "descascada" e cortadas em cubos pequenos.
- 1/2 Kg de patinho magro (sem gorduras) moído (moído duas vezes) (carne de boi).
- Pequena quantidade à gosto de páprica/paprika doce vermelha em pó.
- Quantidade à gosto de sal tradicional refinado e iodado.
- Quantidade à gosto de grãos de coentro de qualquer tipo moídos na hora.
- Quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas (grãos de pimentas-do-reino verdes secos (desidratadas)) moídos na hora.
- 1/2 raiz de cenoura-laranja de qualquer tipo (não enlatada) "descascada" e cortada em cubos pequenos.
- 1 louro de qualquer tipo seco (desidratado).
- Pequena quantidade à gosto de grãos de aveia em flocos finos.
Para o molho de tomates (Molho de Tomates "Pelados" Simples (Sem Adição de Açúcares)):
- 1 lata de tomates-italianos maduros "pelados"/sem "peles" (400 g).
- 1 xícara (de chá) de extrato/massa de tomate com sal e sem adição de açúcares (industrializado).
- 4 a 5 colheres de (de sopa) de água sem gás em temperatura ambiente.
- 1/2 colher (de chá) de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica (que adoce/edulcore o equivalente a mesma quantidade de açúcar à base de sacarose).
- Quantidade à gosto de sal tradicional refinado e iodado.
- Quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas (grãos de pimentas-do-reino verdes secos (desidratadas)) moídos na hora.
- 1 louro de qualquer tipo seco (desidratado).
- Quantidade à gosto de folhas de orégano/orégão de qualquer tipo secas (desidratadas) e em flocos.
Para finalizar:
- Quantidade à gosto de azeite/óleo vegetal de oliva/azeitona 100% puro (com acidez oléica de 1,0% ou menor) (mistura de azeite/óleo vegetal de oliva/azeitona refinado e azeite/óleo vegetal de oliva/azeitona extravirgem).
- Massa salgada integral de panquecas reservada.
- Carne moída de patinho refogada com vegetais reservada.
- Molho de tomates-italianos maduros "pelados"/sem "peles" simples sem adição de açúcares reservado.
- Quantidade à gosto de queijo parmesão magro/queijo parmesão light ralado fino (queijo de leite de vaca).
- Pequena quantidade à gosto de cheiro-verde de folhas de cebolinhas-verdes/ceboletes/cebolinhas-francesas e folhas de salsinhas/salsas/perrexils cortadas e misturadas.

Modo de preparo:
Para a massa salgada integral:
1. Coloque em uma vasilha funda os 250 mL de leite desnatado/leite light não enriquecido, não fervido e em temperatura ambiente, a colher (de sopa) de óleo vegetal de cozinha de soja, de girassol ou de milho, os 2 ovos graúdos de galinhas de granja ou de galinhas caipiras, a quantidade à gosto de gotas de molho salgado brasileiro de pimenta-vermelha sem adição de açúcares, a quantidade à gosto de sal tradicional refinado e iodado, a quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas moídos na hora, a pequena quantidade à gosto de grão de noz-moscada seco (desidratado), ralado na hora, e misture.
2. Coloque as 7 colheres (de sopa) de farinha de trigo integral grossa, misture e mexa até incorporar bem todos os ingredientes e ficar uma mistura homogênea, com a ajuda de um fouet/batedor-francês-de-claras. Reserve.
Para o recheio de carne moída:
1. Coloque em uma panela as 2 colheres (de sopa) de óleo vegetal de cozinha de soja, de girassol ou de milho e deixe esquentar um pouco.
2. Coloque os 2 "dentes" da "cabeça" de alho-branco "descascados" e cortados em lascas grossas, a 1/2 "cabeça" de cebola-amarela "descascada" e cortada em cubos pequenos, e refogue até dourar.
3. Coloque o 1/2 Kg de patinho magro moído, misture e refogue acrescentando e misturando aos pouco pequena quantidade à gosto de páprica/paprika doce vermelha em pó, a quantidade à gosto de sal tradicional refinado e iodado, a quantidade à gosto de grãos de coentro de qualquer tipo moídos na hora, a quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas moídos na hora, a 1/2 raiz de cenoura-laranja de qualquer tipo (não enlatada) "descascada" e cortada em cubos pequenos, o louro seco e a pequena quantidade à gosto de grãos de aveia em flocos finos (se necessário acrescente mais um pouco de sal tradicional refinado).
4. Mexa aos pouco até a carne começar a soltar seu "líquido" e ficar cozida (o "líquido" tem que reduzir um pouco, mas ainda deixando a carne "suculenta").
5. Retire o louro e reserve.
Para o molho de tomates:
1. Coloque em uma panela a lata de tomates-italianos maduros "pelados"/sem "peles", a xícara (de chá) de extrato/massa de tomate com sal e sem adição de açúcares, as 4 a 5 colheres de (de sopa) de água em temperatura ambiente e misture com ajuda de uma colher de madeira/colher de pau.
2. Despedace os tomates "pelados"/sem "peles" em pedaços pequenos e mexa aos pouco.
3. Coloque a 1/2 colher (de chá) de adoçante/edulcorante dietético em pó para forno e fogão à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica, a quantidade à gosto de sal tradicional refinado e iodado, a quantidade à gosto de grãos de pimentas-do-reino pretas moídos na hora, o louro seco, a quantidade à gosto de folhas de orégano/orégão de qualquer tipo secas e em flocos, e continue mexendo aos pouco até estar pronto.
4. Restire o louro, tampe a panela e reserve.
Para finalizar:
1. Coloque em uma frigideira uma pequena quantidade da quantidade à gosto de azeite/óleo vegetal de oliva/azeitona 100% puro e deixe esquentar um pouco.
2. Coloque um pouco da massa salgada integral de panquecas reservada, com ajuda de uma concha de cozinha.
3. Solte as bordas da panqueca, com ajuda de uma espátula de cozinha ou de uma escumadeira/espumadeira, espere até dourar de um lado e vire, para também dourar do outro lado.
4. Repita os procedimentos acima até acabar com toda a massa de panquecas.
5. Recheie cada panqueca com um pouco da carne moída de patinho refogada com vegetais reservada (não exagerar) e enrole.
6. Coloque as panquecas recheadas e enroladas em um prato e conte-as ao meio.
7. Espalhe por cima das panquecas o molho de tomates-italianos maduros "pelados"/sem "peles" simples sem adição de açúcares reservado.
8. Espalhe por cima a quantidade à gosto de queijo parmesão magro/queijo parmesão light ralado fino, e a pequena quantidade à gosto de cheiro-verde de folhas de cebolinhas-verdes/ceboletes/cebolinhas-francesas e folhas de salsinhas/salsas/perrexils cortadas e misturadas.
9. Sirva em seguida quente.

Dicas:
- A receita de Panquecas Salgadas Integrais de Carne Moída de Patinho ao Molho de Tomates "Pelados" Simples (Light Sem Adição de Açúcares) também é conhecida como Panquecas Salgadas Integrais de Patinho Moído ao Molho de Tomates "Pelados" Simples (Light Sem Adição de Açúcares).

Eletrodoméstico utilizado:
- Fogão.

Nenhum comentário: